
Em 19 de janeiro de 1997, Arquivo X encontrava-se no meio de sua quarta temporada, era o maior sucesso do Canal Fox, e era considerada a série de maior sucesso da tv daquele tempo. Naquele domingo de janeiro, o dia da premiação dos Golden Globes, no qual Arquivo X estava indicado nas principais categorias e Gillian Anderson enfrentava um dos mais importantes e difíceis dias de sua vida profissional e pessoal. E, o mais interessante de tudo, era que sua vida profissional e pessoal haviam se misturado, justamente da forma que Gillian mais tentava evitar. Eu admiro muito a G neste aspecto do amadurecimento que ela teve ao dar à luz a Piper e como balanceou sua vida pessoal com sua fama estrondosa. Quando ela foi à Austrália, e, no aeroporto, os jornalistas perguntavam onde estava Piper, ela dizia que Piper estava lá, mas ela estava sendo protegida deles (da imprensa). A Gillian foi sempre muito reservada, e, conforme os anos se passaram, ela se tornou uma verdadeira mestra na arte de proteger sua vida pessoal. Tanto, que até hoje, as fotos que existem do novo bebê dela são estas:


É claro que se deve descontar o fato de que Gillian era muito mais perseguida dez anos atrás, quando Arquivo X era o supra sumo das séries de tv, e todo mundo queria saber da vida de seus protagonistas, mas isso não deixa de ser incrível. A própria Piper não tem tantas fotos quanto poderia ter, e isso ela deve ao protecionismo de sua mãe, em protegê-la de uma exposição que ela não precisa ter. O mesmo tenho certeza, ela quer para Oscar. E com certeza ela vai ter.
Enfim, no dia 19 de janeiro de 1997, um tablóide inglês anunciou em primeira mão, que Gillian havia se separado de seu marido, Clyde Klotz. Naquela época a internet não era como hoje, essa coisa psicopata que as celebridades são hoje, ainda estava tomando forma, então, o alarde e confusão feitos foram realmente muito grandes (e se hoje a gente acha tudo muito normal, na época, foi realmente um “escândalo”), e assustadores. Que Gillian estava tendo problemas no casamento, eu falei no outro post. São apenas suposições, mas, depois de alguns anos, a Gillian deu algumas entrevistas que ajudam a confirmar essas suposições. Isso caiu como uma bomba na cabeça da Gillian, e ela estaria entrando no tapete vermelho sozinha, jogada aos leões, que com certeza viriam com todo o tipo de pergunta e insinuações sobre o fim do casamento dela. O Clyde acompanhara Gillian em todas as premiações, e em quase todos os eventos de AX que Gillian tinha que ir. Depois da Austrália, ele não apareceu em mais nenhum. No Emmy de 1996, ela foi sozinha. Nisso dá pra notar que o buraco já estava bem embaixo, certo?
Foi aí que David teve um dos grandes gestos dele, que eu achei mais lindos de sua parte, e que me faz achar que ele, apesar de todos os defeitos, sabe ser um gentleman, quando quer. Ele ligou pra Gillian e perguntou se ela queria que ele fosse com ela. E ela aceitou.
E os dois foram nos Golden Globes 97, juntos, numa das premiações que eu acho que os dois estavam mais lindos. E juntos.

É claro que isso alimentou centenas de especulações, em especial entre os fãs, que tem (até hoje) um site cheio de teorias e especulações sobre o ‘secreto relacionamento’ dos dois atores.
http://dags.freeservers.com/http://www.geocities.com/DavidandGillianShippers“Ele era o pivô da separação!” “Gillian e David estavam juntos” “Gillian e David eram amantes!”
Olha, eu, durante muito, mas muito tempo, principalmente dos 17 aos 23 anos, achei que era isso mesmo. Que os dois tinham tido um caso, que a Gillian era apaixonada pelo DD, largou do marido, ficou com o David pra logo depois ele larga-la pela Tea Leoni. Eu já acreditei nisso tudo.
Mas, hoje, uma mulher feita, de 26 anos, que não acredita mais em ‘contos de fadas’, posso ser sincera? :-P Eu não acho que eles tenham tido alguma coisa não.
Bem que eu gostaria. Afinal, eles, visualmente, são o casal perfeito. Na ficção, eles são, VISUALMENTE, FISICAMENTE, ESPIRITUALMENTE, enfim, ‘tudomente’ o casal perfeito. Mas, na vida real, eles são diferentes demais, tem coisas demais entre eles para ficarem juntos. Eu brinco dizendo que a GA ama o DD, que ela ‘paga pau’ pra ele, mas à fria luz da realidade, eu sou, realista, uai! Mas eu tenho minhas dúvidas também...
Porém uma coisa parece ter realmente se modificado nesse assunto todo, depois da separação de Gillian, ela e David ficaram muito mais próximos do que nos quatro anos da série. Ela mesma diz isso em algumas entrevistas, que ela ficou mais próxima de David nessa época. Ela certa vez deu uma entrevista em que dava-se a entender que a escolha de não serem ‘amigos’ fora da série era uma escolha de David, mas ela não responde isso com todas as letras, ela deixa meio vago, fala que não escolheu ser assim, aí o jornalista pergunta se Duchovny quem escolheu e ela também não afirma isso, ela simplesmente diz que aconteceu (sua ‘não-amizade’) devido à intensidade do show em que estavam. O relacionamento dos dois parece ter tido muito percalços.
Gillian teve alguns problemas após ter Piper, teve depressão pós-parto, que se manifestaram através de ataques de pânico. Então, imaginem como isso pode ter atrapalhado os horários...ela também disse em uma entrevista que na época que estava tendo problemas com Clyde, que ela chorava muito, e que eles tinham que demorar na maquiagem dela pra esconder. Entenderam? Com o passar dos anos, o David e a Gillian, mas principalmente a Gillian, que algumas vezes tende a ser realmente pessoal em suas entrevistas (mas ela pode conseguir ser também extremamente vaga, acreditem) foi soltando algumas coisas sobre ela em sua época de AX e seus problemas pessoais, que dá pra sentir que esses mesmos problemas afetavam sua relação com David, tanto no nível profissional como no pessoal.




É claro que ainda existem essas pessoas que acreditam que eles foram amantes, se agarram em cotas, citações, menções que um fez do outro em entrevistas e tals. Também se agarram em um dia na praia, que Gillian ficou segurando a jaqueta de couro de David, enquanto ele jogava vôlei com Mitch Pilleggi e algumas pessoas que provavelmente também trabalhavam em Arquivo X.
São nesses momentos, que eu ouso imaginar, que, TALVEZ, eles tenham tido um breve e casual relacionamento sexual, só pra ver como é que era. Existe um interessante relato, de alguns dias antes de ser anunciada a separação da Gillian, que ela foi vista, no inicio do ano de 1997 em Londres, com um cara barbudo, em um estúdio de música. Comentavam que esse cara era o Adrian Hughes, um dos affairs que dizem que Gillian teve. Esse Adrian Hughes interpretou um dos três irmãos Peackock, do episódio assustador da quarta temporada “Home”. As datas batem perfeitamente. Só que esse tal de Adrian Hughes era a maior chave de cadeia, acusado de tentativa de estupro e o escambau. Acho que a Gillian sacou isso rapidinho e saiu fora dele, apesar de ele ter tentado se aproveitar da fama de Gillian, ao tentar arrola-la como testemunha no processo que a mulher lá movia contra ele. Já pensou que humilhante para a Gillian se ela não tivesse excelentes advogados pra tira-la dessa roubada? A gente ia ter fotos dela até hoje dela entrando num tribunal para depor à favor de seu suposto amante estuprador. Isso podia atrapalhar até a carreira dela! Em uma velha entrevista, a Gillian fala sobre isso, ela diz que na verdade ela e Hughes tiveram um ‘vínculo de amizade’ e que nunca foram amantes e que ele NUNCA fez Arquivo X (o que eu acho estranho ela ter negado, afinal ELE FEZ). Ao falar sobre a historia de estupro e tudo, ela só fala que foi tudo muito bizarro. E não fala mais nada. Enfim, pra mim, ela teve sim um casinho com ele, descobriu a meleca onde tinha se metido, se viu metida em mais meleca com o negócio das acusações contra ele, e se arrependeu da graça, tentou desviar a atenção do assunto para não gerar mais polêmica. E pronto.


Bem, mas vamos ao que interessa, pra mim, SE, ALGUMA VEZ, Gillian e David ficaram juntos da forma que nós gostaríamos que eles ficassem, foi nessa época, depois dela largar o tal chave de cadeia. Janeiro de 1997, mas, SE eles tiveram alguma coisa, foi rápido e fugaz. Pois logo Gillian estava enfiando sua língua na boca de Rodney Rowland (o Ed Jerse de “Never Again”) e David estava namorando escondido a atriz Tea Leoni (que na época também tinha uma pequena série de comédia, mas de sucesso, “The Naked Truth”). Eu realmente prefiro não falar sobre Tea Leoni, pois as coisas que eu penso dela não são legais, e são pensamentos MEUS, sobre impressões MINHAS, sem muito amparo de literatura, tv, jornais, fotos e cia (e sim, as coisas que eu escrevo sobre David e Gillian são baseadas em entrevistas faladas e escritas, em livros que eu comprei e li, enfim, eu sou fã de Arquivo X desde 1998, então, façam as contas. É muito tempo acompanhando, buscando, lendo informações, é o MEU fandom. Então, eu posso dizer que eu sei, na maioria das vezes, do que eu estou falando MESMO). Meus pensamentos sobre Tea Leoni vem desses canais também, é claro(porém eu não lia coisas sobre ela com o afinco que lia (e leio) coisas sobre GA e DD), mas eu não vou entrar aí. (para alguém que não quer falar dela, eu falei até demais, né?)
Sobre o Rodney, apesar de eu acha-lo lindo e tudo, comenta-se o quão deslumbrado ele parecia estar ao acompanhar Gillian aos eventos em que foram juntos. Eles foram em uma premiação do MTV AWARDS em que Rodney foi alvo de algumas piadinhas de algumas matérias da época, sobre estar ‘euforico demais’. Foi justamente no Emmy de 97, o último evento em que eles apareceram juntos, que Rodney pareceu ‘se comportar’. Só que alguns tablóides da época noticiaram que nessa mesma cerimonia, Gillian foi vista chorando depois de brigar com Rowland. Mas vocês sabem como são os tablóides, né? O interessante, é que, eu não me lembro bem como saiu, mas anunciaram que Gillian estava noiva de Rodney. Não foi ninguém da assessoria de Gillian, tanto que, logo a seguir, a representante da Gillian, Connie Frieberg veio a publico dizer que Gillian não estava noiva de ninguém. E o romance com Rodney acabou. Pra mim, esse Rodney estava era muito deslumbrado com todo o glamour que cerca Gillian, e, como ela não é nada deslumbrada com isso tudo, aliás, pra ela parece que ir à essas coisas e sorrir no tapete vermelho é o mesmo que estar diante de um pilotão de fuzilamento, acho que ela sacou que ele não servia pra ela. Nem como diversão.
Enfim, o David casou com a Tea apenas três meses depois de namorarem, sem ninguém saber que eles estavam namorando. O casamento foi numa capela em Nova York, e foi noticiada ao acaso, pois eles não queriam que ninguém soubesse e a Gillian nem foi ficou sabendo. Eu havia postado anteriormente que o Mitch foi padrinho, porém, realmente, eu não tinha relido, foi ao contrário. O David foi padrinho do casamento de Mitch com Arlene Pilleggi (dublê de Gillian), já que foi o próprio DD quem os apresentou. O casamento de David foi uma coisa às pressas e de família mesmo, porém, ainda assim........... ela ficou chateada. Pode ter sido uma desculpa dela pra caçar confusão com ele? Sei lá! Mas ela reclamou disso. Pra quem quisesse ouvir.
A Gillian ficou sabendo que o David casou, porque, no dia seguinte, ela estava dentro do trailer dela pra fazer a maquiagem, e a maquiadora começou a comentar sobre o DD ter se casado. E foi assim que a Gillian soube que o DD casou. Pela maquiadora.
Ela falou sobre isso numa entrevista, e eu acho que nessa época eles não estavam muito bem um com o outro não. Parece que eles brigavam por conta de tudo. Da diferença salarial, das declarações que ele ou ela davam na imprensa um sobre o outro, sobre atrasos, sobre o cabelo dela ter que ficar sendo arrumado toda hora, demorando as filmagens e gastando o precioso tempo do Sr. Duchovny, ele parecia (e isso fica meio que obvio em uma entrevista em que os dois são entrevistados) ter ciúme dela receber todas as glórias que recebia como atriz [Gillian sempre foi elogiada pela sua atuação] enquanto ele, bem, ele recebia reviews como:”David e sua cara de paisagem” --- ELES FIZERAM ATÉ PIADA DISSO NA SÉRIE E NO FILME, lembram a hora que ele fala que aquela cara era aquela cara de pânico dele? Ele estava alfinetando essa crítica, e no episódio da terceira temporada, “José Chung From Outer Space” tem uma cena que o cara descreve Mulder como “Um homem de preto que tinha o rosto pálido e sem expressão), enfim... eu não posso afirmar que era só sobre isso que eles brigavam, mas, que eles brigavam pelo menos por causa de algumas dessas coisas, eles brigavam. E feio.
Ok, depois do casamento de DD, a quarta temporada acabou, e eles, ao invés de tirarem férias, foram filmar o filme de Arquivo X, nas férias de julho de 1997. Depois, em setembro, Gillian, acompanhada de seu então namorado, Rodney Rowland (eu já falei sobre ele acima, mas esse evento é MUITO importante), surgiu toda glamurosa, no tapete vermelho do Emmy, o premio mais importante da tv americana, e venceu!
Pra vocês terem uma idéia da importância que esse premio tem para a historia dos Emmy, é o seguinte: Gillian foi a atriz mais jovem a receber um premio de Melhor Atriz Dramática de todos os tempos (e eu achei que ela tinha sido batida, mas até hoje não. Jovem como ela, somente a Lindsay Wagner, que ganhou em 1977 [!] pela Mulher Bionica).
Sim, mas com um adendo, ela permanece a ÚNICA atriz de uma série, considerada de Ficção Cientifica, a receber um Emmy. À ela se juntou, recentemente, Terry O´quinn. Os dois, são os únicos atores de ficção cientifica a serem agraciados com o premio mais importante da tv mundial. Vale lembrar o quanto esses caras são preconceituosos em relação à Science Fiction, e o quanto isso foi importante para o gênero. Gillian quebrou um tabu, e ninguém, nunca conseguiu supera-la. DD e AX também concorriam, e perderam. Aliás, apesar de ter ganho três vezes o Golden Globe, Arquivo X nunca ganhou um Emmy de melhor série, o que é uma vergonha (o DD também nunca ganhou).
Notem que no discurso dela, a G não agradece nem a David nem a Chris Carter. Que mancada né? Todo mundo perguntou depois pq ela não agradeceu ao seu co-star e ao criador da série que tinha lhe dado a oportunidade de interpretar um personagem que lhe rendeu tamanha honraria, pobre Gillian, ela nunca consegue aproveitar 100% o momento, sempre tem uma coisinha pra atrapalhar. Ela comprou, no dia posterior à premiação, uma pagina inteira do Hollywood Repórter com os seguintes dizeres:
"Eu gostaria sinceramente de agradecer a Chris Carter,
meu querido amigo e criador de “Arquivo X”. A sua genialidade
E suporte contínuo tem sido muito valiosos para mim.
Meu obrigada especial a David Duchovny.
Seu talento sempre me inspirou – sem o SEU “Mulder”, não haveria nenhuma
"Scully".
Finalmente, obrigada e parabéns a todos do elenco e produção.
Sua criatividade e perseverança ergueram a série para este marcante sucesso."
- - Gillian Anderson
O interessante sobre esse ‘pós-agradecimento’ é que a Gillian deu uma entrevista ácida em que dá a impressão de que ela foi meio que obrigada a fazer isso. Que o povo (eu não acho que o DD em si, mas o povo de AX) ficou meio que indignado de ela não ter agradecido a eles, e a imprensa cobrou muito isso. Bem, acho que ela considerava o Emmy uma coisa muito especial (e é, afinal de contas) e ela queria fazer do agradecimento algo pessoal, ou estava nervosa demais e esqueceu. Eu, na minha opinião, acho que ela deveria ter escrito bem grande no papel, AGRADEÇA À XF, pois, se ela tivesse feito isso, teria se poupado dos problemas que teve posteriormente por não ter agradecido. Foi uma falha dela, mas, enfim, se ela achou ridículo reclamarem isso com ela, quem sou eu pra dizer que não foi.
Enfim, depois de um ano cheio de bafões, mudanças e coisas ruins e boas, Gillian e David seguiam para um outro ano onde haveriam mudanças muito mais avassaladoras. E que realmente mudaram muito o universo dos fãs de Arquivo X. Um filme. Algumas exigências, e uma grande controvérsia.
Mas isso fica para o próximo capitulo. Eu acho que estou quase acabando. :-)
PS: Eu notei sim que essa parte se focou muito na Gillian, mas não tem muito que se falar do DD nessa época. Ele estava casado, e a única coisa que aconteceu de anormal foi o casamento e ele não convidar a GA. Eu realmente acho que foi uma grande falha dele, mas ele não acha. A Gillian pareceu genuinamente chateada, mas, como eu disse, parece que as coisas não iam bem entre eles na época.
EU CORRIGI ESTE POST EM 21/03/08 - objeto: casamento do DD