segunda-feira, 10 de março de 2008

EU NÃO ODEIO O DAVID



Eu não odeio o David Duchovny. Parece que quando eu falo isso, as pessoas presumem que eu estou sendo irônica. Mas eu não estou.
Eu NÃO ODEIO O DD.
Eu odeio sim o que ELE FEZ, as atitudes que ele tomou, ao longo dos anos, em relação à Arquivo X, as rasteiras que ele passou em sua colega que sempre o apoiou (GA), na equipe com a qual trabalhou por cinco anos (em AX), e no cara que o ajudou a se tornar o que se tornou (CC).
Eu odeio as declarações que ele dava sobre os fãs. O desdém com que falava sobre NÓS. Sim, EU e VOCÊ, pois, se você está lendo isso aqui, você é fã de Arquivo X, certo?
Pois então, David deu um monte de entrevistas, desde o inicio do show, desdenhando dos fãs, dizendo que a série era “apenas” uma série de tv, e que ele não entendia o tanto de alarde que era feito. Portanto, afirmo a vocês, eu, quando fiquei fã de Arquivo X, pintei uma aura mágica em torno do DD e da GA, eu não os via como os atores, eu os via como os personagens. Conforme o tempo foi passando, você vai conhecendo a pessoa por trás do personagem. Você começa a acompanhar as entrevistas que ele dão na mídia falada e escrita, começa a acompanhar a vida dos seus ídolos. E quanto mais eu acompanhava a carreira e vida de Gillian e de David, mais eu ficava fascinada pela personalidade, pela historia de vida, pela pessoa Gillian Anderson, e mais eu ia conhecendo o David, e apesar de sempre defendê-lo (oh, eu tenho minhas amigas para confirmar minha devoção ao DD), cada dia eu lia uma entrevista, via o que ele fizera. Eu via arrogância nele, em demasia. O David sempre me decepcionava, eu comprava uma revista, e lá estava ele, desmerecendo seus fãs, ME DESMERECENDO, enquanto a Gillian, a Gillian NUNCA, nunca me desmereceu, nunca me decepcionou. E foi assim que DD começou a perder a tal aura mágica que EU havia pintado ao redor dele, mas, quando eu vi, com meus próprios olhos, ele dizer a seguinte frase:
“Eu não devo nada aos fãs de Arquivo X”.
Foi aí que meu caldo entornou. Como assim, não nos deve nada? Eu achei que isso fosse mútuo, você faz algo que eu gosto, e eu assisto ao seu produto. Ele precisa de nós tanto quanto nós precisamos dele. Certo?
Mas não na cabeça do todo poderoso David Duchovny, não senhor! Na cabeça dele, ele estava nos fazendo um favor ao nos dar a graça de sua imponente presença na tv, sacam? Como se ele não estivesse sendo (MUITO) bem pago para isso! Ok, eu gostava de ver o Mulder na tv, mas o mínimo que eu espero do ator que o interpreta, é um pouco de consideração, afinal, eu (NÓS) dou audiência ao programa, gasto meu dinheiro com revistas, cd´s, dvd´s e um outro monte de parafernália (como diria a Gillian :-) )!!! E ele vem falar abertamente que não me deve nada? Que não entende o porque dessa ‘coisa’ toda por causa de uma série de tv? Faça-me o favor!
O mais interessante de tudo, é que depois que ele se ferrou feio, veio com o rabinho entre as pernas ficar bajulando os fãs, achando que eu (NÓS) me esqueci de tudo o que ele fez e falou. Antes de defender o DD pra mim, saiba o porque dos meus motivos.
Ah, e queria esclarecer um ponto: Jodie Foster NUNCA foi convidada, cogitada ou sequer sondada para ser Dana Scully. Para quem não sabe, Jodie Foster, na época de Arquivo X, era uma atriz que já ganhara o Oscar DUAS VEZES. Ela tinha acabado de sair do sucesso “O Silêncio dos Inocentes”. É muita ingenuidade pensar que alguém convidaria uma atriz como Jodie Foster para aparecer em uma série de tv que quase nem teve uma temporada.

As únicas relações de Arquivo X com Jodie Foster, são:
O diretor de elenco, o recentemente falecido Randy Stone (que posteriormente se tornaria um dos maiores amigos de Gillian, inclusive acompanhando-a em uma das premiações a qual ela ganhou como melhor atriz), foi ele quem ‘descobriu’ Gillian. Jodie Foster também era muito amiga de Randy, e aposto que foi através dele que Gillian tornou-se amiga da Jodie. A personagem Dana Scully foi ligeiramente inspirada pela personagem de Jodie Foster em “O Silencio dos Inocentes’. As roupas, os cabelos, o jeito sério e reprimido, Chris Carter afirmou mais de uma vez, terem sido inspirados pela personificação da Agente do FBI Clarice Starling. Principalmente no piloto da série essa inspiração é gritante. Mas, conforme o tempo passou, Gillian deu seu próprio tom à personagem. E, hoje, se você comparar Clarice e Scully, verá nelas apenas as semelhanças de serem agentes do FBI, mulheres fortes e um pouco reprimidas, mas a personagem Scully está milênios adiante da personagem Starling.

A outra ligação de Foster com Arquivo X está no episódio “Never Again”. Jodie é a voz da tatuagem que leva Ed Jerse à loucura. E só.
Volto a afirmar: Jodie Foster NUNCA recebeu (e nunca receberia) convite algum para ser Dana Scully.
Mas, voltando, EU NÃO ODEIO O DD. Vocês acham que eu, se um dia Deus me der a oportunidade, não vou querer tirar uma foto com ele? Dar um abraço apertado, dizer que eu adoro o trabalho dele em Arquivo X ? Eu não sou hipócrita, e muito menos boba. Claro que eu vou querer! Vocês acham que eu não reconheço quem ele é? É claro que reconheço! Ele é o Mulder, cara! Eu não consigo sequer imaginar outro ator interpretando Fox Mulder. David deu um tom todo especial ao personagem, coisas suas, que fizeram do Mulder o que ele é. Eu sei que eu devo muito ao DD, todos nós devemos. Arquivo X deve.
Meu problema com ele são as atitudes que ele tomou. O egocentrismo. A arrogância. A vaidade. Ele deixou o sucesso subir à cabeça dele, e isso o fez esquecer que, toda moeda tem dois lados. E se, por um lado, Arquivo X e os fãs, devem muito ao ator David Duchovny, por outro, o ator David Duchovny deve tudo o que tem hoje (sua fama, fortuna e reconhecimento) à Arquivo X e aos fãs. Se um lado da moeda reconhece isso, porque o outro não pode reconhecer?
Enfim, espero esta semana estar postando a terceira parte da ‘saga’ do relacionamento dos nossos dois queridos. E eu prometo que ainda conto todos os podres que o DD aprontou. São muitos, são muuuuuuuuitos.

Bjux
marke;)

PS: POR FAVOR, CONTINUEM ASSINANDO AS PETIÇÕES. É IMPORTANTE!

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá, só relembrando uma coisa, no último episódio existe precisamente uma referência à personagem de Jodie Foster – Clarice Starling – quando Mulder diz a Scully que ela cheira como Clarice. :)

Unknown disse...

Marke,
não desconcentra!!! posta logo a parte III da saga, não agüento mais de tanta curiosidade. Ainda tenho esperança de você contar algum lance que comprove o envolvimento dos dois hauahauahu
bjs

Anônimo disse...

Marke é a primeira vez que posto aqui, sempre acompanho seu blog e acho ele muito bom, já que faz pouco tempo que comecei a acompanhar a vida dos atores, sempre amei a serie, comecei acompanhando pela record e hoje tenho todos os box. Não sabia de muita coisa que você postou no seu blog, mas pelo pouco que li sobre os atores, smepre tive uma impressão diferente de DD, achei que ele tinha um ar superior a tudo, gosto muito dele, e acho que talvez seja da personalidade dele isso, mas concordo com tudo que você postou pois humildade é tudo e percebemos que falta isso a ele, mas acho que depois que não ter emplacado nada significativo após arquivo x, ele já tem uma visão um pouco diferente, e quem sabe um dia assuma que ele é o que é pelos fãs e pela serie que o consagrou.

Anônimo disse...

Olá Marke. Fiquei surpresa com o seu novo post. Em nenhum momento quis deixá-la chateada. Com a repercussão do novo filme, é cansativo ver fãs e "fãs" discutindo o quanto a Gilly é maravilhosa e o David é patético, ou vice-versa. Tb chega a ser nojento a torcida para que o filme não dê certo. A dupla em questão possui temperamentos totalmente opostos, e é nisso que eu queria comentar. Eu sei como a Gilly trata seus fãs, já tive o prazer de ver isso pessoalmente, e tb vi a frieza do DD, mas isso não o deixa menos importante para série. Se somos fã da série, temos que nos unir e compartilhar as diferenças, criticá-las apenas nos faz menores. Gosto do modo que vc escreve, o quanto é incisiva e competente, mas nem sempre objetiva. Desapontar é muito diferente de odiar, mas há uma linha muito tênue. Por isso, escrever esse comentário é uma maneira de te dizer o quanto aprecio seu trabalho, mas tb o quanto ele é importante para as pessoas acompanharam a série e para aquelas que virão depois desse novo filme. Sim, pois há essa possibilidade. A liberdade de expressão é garantida a todos, mas a use com responsabilidade. Obrigada.

PS. Mais uma vez, não estou te criticando, mas pense um pouco nessas palavras.

Lívia Ribeiro disse...

Olá, Marke! Muito bom seu post, seus comentários e muita coisa que você postou não sabia....é novo pra mim, apesar de ter acompanhado Arquivo X durante os 09 anos da série. Não tinha muito acesso à vida dos atores, chegava pouco material da série por aqui, então muita coisa estou descobrindo agora. Quero dizer tamb´me que estou MUITO, MUITO, MUITO ansiosa pela parte III!! Sempre tive muitas dúvidas com relação ao relacionamento do Davi e da Gillian durante a série e as coisas só complicaram na minha cabeça quando vi um vídeo do Golden Globe em 1997 onde eles aparecem como um perfeito casal!! Beijossss

Jana disse...

Marke, num sou pró DD incondicionalmente desde q descobri q ele era arrogante e isso acho q era 1998... nossa. 10 anos caraaaaaai.
Concordo com suas razões por não apoiar o DD, mas com o q a Sandra disse, talvez o DD tenha esse jeito arrogante naturalmente e com sucesso ai a coisa ficou mais atenue (lembre-se: ele se tornou ator pq dava mais dinheiro q professor, já a Gillian é artista - e convenhamos inglesa, ou seja mentalidade completamente diferente da amaericana)
Conheço, e de certo modo sou, meio arrogante (não tanto qto o DD, ele não tem limite). Explico: as vezes qdo a pessoa tem um nivel intelectual um pouco avançado e histórico de timidez (q está escrito na bio dele) fica diferente, de maneira q sua autoproteção das pessoas com sarcasmo seja interpretada como arrogancia. Sei como é a coisa, sou inteligente, e por incrivel q pareça odeio badalação e sou o ser mais grunge anti modismo da face da terra, mas tais convicções q eu tenho defendidas com tal afinco, são mal vistas e as pessoas me acham arrogante, tenho interesse a coisas q quase ninguém tem e argumento para tudo.
Devo ter até atingido o meu ponto nesse texto:P
Talvez, DD (eu tb acho ele um chato e as vezes insuportavel),faz algumas "brincadeiras" de mal gosto ou até mesmo sádicas, q são mal interpretadas (vindo de um ator isso até soa patético...). Ele apesar da inteligencia, não pensa muito bem nas palavras q usa, leva sempre as conversas com piadas QUASE sempre sarcásticas, ao contrário do impulso de falar o q pensa da Gillian.
Ufa, acho q isso, mais um pouco dava para postar como post no blog ein?! hehehehe
P.S: o motivo de eu desistir do GA love DD foi o Rodney Rowland... Ohhh god... ela deve de ter um BOM motivo para ter rompido com ele...

Jana disse...

ahhhh denovo....
O pessoal tá um pouco exaltado, né?!

Unknown disse...

Pessoas exaltadas......
Bom, os dois são apenas duas pessoas, cheias de defeitos e qualidades. Gosto dos dois. Do jeito meio maluquinho da Gillian, do David e seu ar meio blasé. Devem ter se desentendido aos montes ao longos desses anos de trabalho exaustivos juntos. Eu acho que a gente precisa ter muito cuidado com o que sai na imprensa, com as falas dos artistas. Muitas coisas são editadas e colocadas fora de contexto...assim, soam muitas vezes grosseiras, estranhas. Afinal, os jornais querem vender, os programas de auditório precisam de escândalos, nem que para isso tenham que explorar momentos ruins ou a inexperiência dos astros. O importante é que o filme vai sair e os nossos personagens estarão lá, juntos (espero)...rsrs

Anônimo disse...

anonimo

concordo,qualquer coisa que a marke escrever eh mentirahh!

sou da comu iris e alemao sempre ela ficava nos enchendo a paciencia

marke
se liga!

marke;) disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só vou falar uma coisa sobre as pessoas que estão escrevendo coisas feias ou desconexas sobre mim:

TINHA QUE SER MEXICANA!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Unknown disse...

Markeeeeeeee, conta tudooooooo mulher, quero saber de tudo que ele aprontou com a nossa Gil.
Mas eu sou mais ela, ela é mais forte, é mais importante e a verdade é que ele sempre foi e sempre será apaixonado por ela e por isso age assim.
Quem desdenha quer comprar.

Eu já li aqui umas histórias do que ele aprontou com ela, mas conta maiss, conta tudo.

Beijãoooooo e detona com ele mesmo.

ahhh, eu não odeio David D. aliás, quando ele quiser a gente se casa sem problemas, tipo amanha pode ser pra mim!
hauauauhuahuhauhua