sexta-feira, 7 de março de 2008

Gillian&David/David&Gillian – Parte II – A Saga Continua




Infelizmente (ou seria felizmente), a definição do relacionamento entre estes dois atores que, unidos à genialidade de Chris Carter, mudaram a vida de MUITAS pessoas (inclusive a minha), é muito complexa e enorme para ser resumida em um singelo post. Fala sério, eu poderia escrever sobre isso por meses, e ir ate a parte oitenta e nove (kkkkkkkk), mas calma, eu não irei até estes extremos....no máximo a parte vinte e seis (hihi).
Vamos ao que interessa. Eu já falei sobre todo o drama da escolha de Gillian para ser Scully, da facilidade de Duchovny para conseguir o papel e do outro drama (esse eu falei pouco, quem sabe um dia eu fale mais) que foi a série ser aprovada. Gillian e David foram morar em Vancouver depois que o primeiro ano da série foi aprovado. Eles trabalhavam feito cães, e não tinham idéia de como a série andava indo. Dá pra imaginar, já que, naquela época, a internet começava a dar seus passos (lentos passos). Como já alardearam muitas vezes, Gillian e David não faziam questão de ser uma companhia constante na vida um do outro fora dos sets de filmagem, David dizia que era pra ‘não enjoarem um da companhia do outro’. Eu PESSOALMENTE considero que David foi meio que esnobe em relação à Gillian. Das observações de ambos, eu, como mera fã e, ouso dizer, pesquisadora, noto que David é bem mais incisivo sobre ‘manter à distancia’ desde o inicio. E é até compreensível (de um ponto de vista profissional) que ele quisesse ficar longe de uma atriz jovem, que fazia seu contraponto, numa série, que ele era, potencialmente, o ator principal. Isso me irrita profundamente, esse inicio da série, dando a David 70% da fatia do bolo. Eu não acompanhei a série nos idos 1993 ou 1994, mas, é notadamente comentado, que a série era divulgada, algumas vezes de forma velada, outras não, como a série de Mulder. É até compreensível, também, pois no plot, Mulder é o cara que abre os Arquivos X, ele é o cara que busca a verdade, o cara cuja irmã foi roubada. Ele é o cara que perdeu tudo, e quer justiça. Ele é o Justiceiro. O Batman. O Luke Skywalker. Scully, naquele início, poderia ser projetada como uma Princesa Leia.
Acho que, o que os mestres da divulgação não esperavam, e muito menos o próprio Duchovny esperava, era o comprometimento de Gillian Anderson. O talento nato que ela tem. Ter este tipo de talento é ótimo para um ator. Eu me lembro de uma entrevista de um roteirista de uma série que eu não me lembro mais qual era. Ele dizia que quando um ator é bom, quando o roteirista vê na tela o que ele escrevera, interpretado como ele desejava, ou, muitas vezes, bem além de suas expectativas, que isso fazia o roteirista querer escrever para aquele ator. Isso aconteceu com Gillian? Claro que sim, e de forma gradual. Após notarem seu talento para expressar emoções, os roteiristas de ouro da série, Glen Morgan e James Wong, escreveram para ela, o episódio “Beyond The Sea”, que é considerado até hoje, um dos melhores episódios da série, em toda amplitude. Talvez este diferenciamento eventual tenha provocado uma certa ciumeira em David, eu não duvido nada, pois aquela era a série DELE, e ELE era a estrela. Uma das características da personalidade de DD é a vaidade, e vejo, nas reações dele à se tornar amigo ou qualquer outra coisa de Gillian pudesse ferir mortalmente esta característica em especial. Já a Gillian... eu tenho até dó. Inexperiente, vinte e quatro anos, ganhou o papel ‘na marra’ e estava numa série contracenando com um ator super experiente, mais ou menos conhecido... do que ela podia reclamar? Naquele momento, ela estava feliz em ter um emprego que pagasse suas contas. É isso que eu penso. Porém, eu creio que ela meio que se magoava com a atenção e status dados a DD, afinal de contas, ela trabalhava naquela coisa tanto quanto ele trabalhava, eles dividiam praticamente todas as cenas, então, como uma série em que dois apareciam, podia ser creditada à um único ator? Mas, como disse, ela era jovem, inexperiente, e tinha havido um grande drama para que ela fosse contratada. Ela devia pensar: Que seja eu não vou reclamar de barriga cheia!
O tempo passou, a primeira temporada também. Segundo os atores, em especial Duchovny, que deu algumas entrevistas aborrecidas sobre isso, a FOX não estava tratando devidamente Arquivo X, não divulgava direito. E isso era verdade. A aposta da FOX, um canal sem tradição na época, uma série chamada Brisco Jr que não durou nem uma temporada. Mas, apesar dos pesares, a série começou a dar uma audiência relativa, satisfatória, e a FOX começou a dar mais um pouco de atenção ao show. No inicio de 1994, Gillian se casou com o “famoso” Clyde Klotz, e logo ficou grávida (nós já sabemos de tudo o que aconteceu, mas tem um detalhe legal). Sabemos que a primeira pessoa para quem Gilly contou que estava grávida foi David. Claro, ela já devia ter contado para Clyde, mas, nessas circunstancias, confiar uma bomba dessas ao seu co-star-dono-do-show vai meio contra a sua maré. Isso me deixa com dúvidas sobre o quanto o relacionamento deles era restrito, ou o quão ingênua Gillian era. Mais importante, mostra uma confiança que, de certa forma, é necessária como base na atuação deles. Independente do que for, Gillian e David tem uma química poderosíssima, seja na tela, seja em entrevistas, seja em eventos que tenhamos presenciado os dois juntos, você nota que existe algo ali, uma faísca, e isso é muito raro. Eles podem estar com nojo um do outro, mas ainda assim, essa ‘coisa’ está lá. É impressionante. E muito bom para os personagens. Se Mulder e Scully fossem interpretados por Brad Pitt e Catherine Zeta-Jones, acreditem, o piloto nem ia ter sido aprovado. Sacaram? O ano acabou, e tudo mudou no inicio de 1995. Arquivo X venceu o Golden Globe de melhor série dramática, o primeiro prêmio importante de toda a historia do relativamente novo canal FOX. Isso, definitivamente, mudou a forma como a mídia e principalmente o canal viam a série. Eles finalmente começaram a enxergar Arquivo X como o que era: algo original, novo, altamente rentável e, consequentemente, começaram a tratar (tanto o canal quanto a mídia) os seus astros, como eles mereciam ser tratados: estrelas.
Porém, ainda assim, DD eclipsava Gillian. As revistas geralmente davam grande parte das matérias a ele, os talk shows chamavam a ele. Ele era o astro-mor. Isso até um evento que mudaria a visão tida sobre quem era a estrela de Arquivo X.
Uma convenção.
A primeira convenção de Arquivo X aconteceu em janeiro de 1996, em Burbank, na Califórnia. Chris e Gillian foram, ela meio que apreensiva. Na minha opinião, Gillian foi pura e simplesmente pelo dinheiro. David declarou que não iria à convenção pois não achava que ele pudesse acrescentar nada sobre AX em uma convenção. Por favor né? E as pessoas ainda tem coragem de me criticar por ter birra com o moço! Nessa época, vazaram noticias de que o salário de DD era muito maior do que o de Gillian à partir da terceira temporada. Foi justamente este o assunto abordado: o porque de David receber mais que ela, e o porque da mídia dar mais atenção ao ator do que à ela, sendo que ambos eram partes iguais de um sucesso.
Gillian ficou impressionada com os fãs, pois eram todos pessoas normais, nada do que ela imaginou que seria (gente doida vestida de et, por exemplo hihi). Nessa convenção, Gillian deu uma resposta que eu nunca vou me esquecer, sobre a discrepância salarial e midiática entre ela e seu parceiro das telas, foi uma resposta simples, porém, profética: “Talvez seja minha vez, agora.”
E não é que foi?

Nas férias de julho, Gillian deu um tempo com seu então marido, Clyde e sua filhota para passear em Bali. Sempre supomos, eu e algumas amigas, que essa foi a última tentativa de Gillian para salvar seu casamento. O que aconteceu para ela ter que fazer isso? Olha, existem muitas teorias, umas envolvem o David, outras envolvem outros caras. Mas eu, nesse caso, pessoalmente, culparia o sucesso. A fama. A grana.
O Clyde pode ser um bom pai, pode ter sido um grande cara na vida da Gillian, mas é necessário muita paciência, amor e abnegação para suportar aquele turbilhão de coisas únicas que aconteceram à esposa dele. Ele a conheceu como sendo uma atriz desconhecida, e então, de uma hora pra outra, eles estavam fugindo de paparazzi, tendo que esconder sua filhinha da imprensa, sendo importunados. Fora as horas loucas de trabalho da Gillian. A grana alta (ainda que menos que DD) que ela começou a receber. O sucesso pode acabar com um casamento, quando ambos são atores, imagine quando não o são. Poucos são os que dão certo, mas, o primeiro de Gillian, foi um dos que naufragou. Nessa época DD pulava de relacionamento para relacionamento, após romper um namoro com a atriz Perrey Reeves, que interpretou a vampira do episódio “A Trindade”, da segunda temporada. Outro relacionamento em que a culpa pelo final foi a falta de tempo de DD, bla bla bla (ele fala muito sobre a falta de tempo dele, coitado. Como se fosse TÃO MAL PAGO pra isso..........)
Enfim, depois da pequena folga em Bali, Gillian havia aceitado fazer a promoção da série na Austrália, um dos lugares de onde eles mais recebiam cartas. Lá foi Gillian. O que aconteceu, estava além das expectativas de qualquer um. Ela conseguiu lotar todos os lugares por onde passou. A imprensa cobriu toda sua passagem pela Austrália. Gillian foi tratada não como uma estrela de tv, mas como uma estrela do rock. Vejam só:

http://www.youtube.com/watch?v=TGEGXLATF6o

As conseqüências dessa noção de tamanho sucesso foi positiva para firmar Arquivo X como definitivamente o divisor de águas na historia das séries de tv, como “A” série, assim como para acabar com a idéia de que David Duchovny era a estrela solo do show. Gillian Anderson fora recebida como uma rock star por onde passou, isso não podia ser negado. Com este argumento, futuramente ela conseguiria ganhar quase a mesma quantia de grana que DD ganhava. Até chegarem a um patamar em que ele ganhava dez mil dólares á mais que ela.
É importante entender essa coisa salarial para também entender algumas das birras de um com o outro. O David era muito podre quando se tratava dessa questão. Nas entrevistas, quando perguntavam à ele sobre as reclamações de Gillian ganhar mais que ele, ele certa vez respondeu: “A Demi Moore ganha mais do que eu, e eu não estou reclamando”. Ele nunca foi leal à sua colega de trabalho, NUNCA. Enquanto David Shwimmer bateu o pé e exigiu que TODOS os atores principais de FRIENDS, fossem homens ou mulheres, ganhassem o mesmo montante, ganhando o respeito de seus patrões e abrindo um precedente inédito, David Duchovny criticava veladamente e covardemente sua colega de trabalho por querer ganhar o mesmo tanto que seu colega de cena, num trabalho em QUE AMBOS trabalhavam a mesma quantidade de tempo, ganhava. Nesse aspecto eu vejo DD como um canalha, e acredito que grande parte das brigas que eles tenham tido nessa época foram provocadas por este assunto, e por causa das declarações ácidas que DD dava em entrevistas.
E olhem que a Gillian sempre apoiou o David em suas idéias e reivindicações. É esse alguns dos motivos que me fazem ficar com raiva dele. E é por isso que eu falo que eu ‘odeio’ ele. Mas eu não ‘odeio’ o DD. Eu só acho ele um canalha, inescrupuloso, egoísta e egocêntrico. Mas ele deu vida à meu personagem favorito de todos os tempos, ele é o Mulder. E eu não consigo odiar o Mulder. Mas, se eu pudesse escolher em ter o Mulder ou o DD na terra, eu ia escolher o Mulder, com certeza. Hihi. E se eu tivesse que escolher entre ter a Gillian ou a Scully na terra, eu ia escolher a Gillian. Kkkkkkkkkkkk
Nossa, eu escrevi demais. Enfim, paramos um pouco depois de julho de 1996, quando descobriu-se que Gillian também era um sucesso, ela quis ganhar mais e DD não ajudou. E logo depois, alguns meses depois....... BOMBA!
Mas isso, só no próximo post.
Hihi
Bjux
marke;)
PS: Este post estará sofrendo alterações no fim de semana. ;)

6 comentários:

Agent Lizzie disse...

ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!

Muito bom!!!

É muito comum, escutar tipo:
"Eu amo o Mulder e Odeio o David!"

Por isso que eu considero a Gillian, como uma das grandee atrizes da atualidadade. Ela deu um respeito a série que o David nem sempre deu..

Lu disse...

Eu gosto de saber mais da biografia deles dois...
Mas eu não odeio o David, é fato que gosto mais de Gillian, conheço sobre a personalidade dificil de DD, mas fazer o que ne, é o jeitão dele assim mesmo...
E ela é muito mais maleável...
Mas o que eu gostaria de saber é, se eles dois não se gostam, pq aparecem tão juntinhos como melhores amigos (até as vezes como um casal) na frente das câmeras? Será tudo farsa? Encenação??
Após as câmeras saírem eles se esmurram?
Queria muito saber a verdade sobre eles, mas talvez isso nem eles possam responder, uahuahauah...

Unknown disse...

Bom, posso até estar errada, mas acho que eles se gostam muito, apesar de tudo. Um gostar que pode ser meio explosivo, mas inevitável. Esse ambiente televisivo é meio cão mesmo, muita competição, muita comparação. As pessoas são tragadas por isso...poucos conseguem manter um relativo equilíbrio.

Lívia Ribeiro disse...

Oiii Marke!!
Nossa muito bom seu post, você escreve muito bem, e com muita informação que eu nem sabia! Eu sou fã da Gillian, gosto do David também, mas sempre o achei mais arredio e até um pouco arrogante....enfim, ela é simples, linda, delicada, bem humorada e atenciosa e com certeza, já sofreu muito por causa dele....Tô louca pra você colocar o outro post!!

Beijossss

Unknown disse...

Eba posttt :)
To adorando Marke parabens... alias ainda hj na FX a chamada pra AX é (algo assim) " Vc não conhece Fox Mulder? Nunca ouviu falar da agente Dana Scully? ...blablablabla... a serie que lançou DD para o estrelato..."
Toda vez que ouço penso: "PERAAAAAAAAAA e a Gillian... tb não foi lançada ao estrelato!!!!?"
Essas coisas que incomodam viu...mas GO Gillian, go XF!!!

adoro teu blog ;)

Anônimo disse...

Marke gosto muito do teu blog, mas devo admitir que esssa história de "Eu odeio o DD" chega a ser patética. O Mulder só existe graças a ele. Concordo quando dizem que a Gilly é melhor atriz que ele, mas Arquivo X só foi um sucesso porque ambos deram duro, houve uma equipe maravilhosa e enredos legais. A 9º temporada não teve muito sentido, apesar dos esforços da Gilly, do RP e da AnnaB, mas sem Mulder as coisas não foram muito bem. Eu só queria saber se a Gilly teria esse exército de fãs, se a Jodie Foster tivesse aceitado o papel. Tenhamos senso...